quarta-feira, 19 de junho de 2013

E o Brasil está parando de ser assim: explorado!

Ainda que esteja completamente atolada de coisas da faculdade, e que justamente essas duas ultimas semanas tão importantes para o nosso país sejam, nada mais, nada menos, que minhas semanas de provas, eu não poderia deixar de escrever sobre o quão orgulhosa estou da nossa nação.

Eu sempre fui apaixonada por política, pela história do Brasil, e sempre tive um apresso especial por todas as mudanças, revoluções, por toda luta travada contra o governo ditador e corrupto do século 20, e isso sempre me deu um certo "ar de revolucionária". 
Há dois anos, eu e um amigo começamos a frequentar às sessões da câmara municipal da cidade em que morávamos. A intenção era escrever sobre tudo aquilo que estava acontecendo na nossa cidade, denunciar o que estivesse errado, enfim, fazer o que a mídia local já não fazia há eras. No entanto, apesar de otimistas, sempre nos foi dito que mudança, ainda que local, era uma utopia, afinal, o que duas "crianças" de 16 anos poderiam fazer pelo Brasil? Segundo o mundo inteiro: NADA. Por conta de uma situação específica, fomos obrigados a parar de procurar as merdas para jogar no ventilador. Não há censura no Brasil? Será mesmo? Eu e meu amigo fomos censurados, fomos calados, por pessoas, que se não tivessem o que esconder, não teriam que se preocupar com dois adolescentes, não é mesmo? Sinceramente, fomos calados pelo medo (num país cuja expressão é dita livre).
Sinceramente, eu acreditava que morreria sem ver o povo brasileiro sair às ruas e reivindicar seus direitos. Estou loucamente feliz por cada cidadão que saiu de trás do computador e foi para as ruas. Nem falarei sobre os 0,20 centavos, até porque não é só esse o motivo das manifestações. São anos de descaso do governo com a educação, com a saúde, com o transporte público, com quem paga os salários (que nem deveriam existir) dos governantes. Saúde: vou falar um pouquinho sobre isso, afinal é a minha realidade. O SUS é um sistema perfeito, com os princípios e diretrizes impecáveis, no entanto, não funciona na prática, e adivinhe por que? Porque o governo enfia o dinheiro nos estádios, nos bolsos, nas cuecas, calcinhas, mansões, viagens da presidente... por conta do dinheiro mal investido - para não dizer roubado - pessoas têm morrido nos leitos (leitos: de acordo com o governo, são os chãos, cadeiras e macas pelos corredores de hospitais de todo o brasil). Não há médicos? Ou não há condições de trabalhos para os médicos na rede pública de saúde? 
O povo brasileiro apenas cansou de todo esse desrespeito por parte do governo. Chega de corrupção, chega de hipocrisia, chega!
"Não me convidaram pra esta festa pobre, que os homens armaram pra me convencer a pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer... Não me ofereceram nem um cigarro, fiquei na porta estacionando os carros. Não me elegeram chefe de nada, o meu cartão de crédito é uma navalha. Brasil! Mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim... Não me sortearam a garota do Fantástico, não me subornaram, será que é o meu fim? Ver TV a cores na taba de um índio, programada pra só dizer "sim, sim". Grande pátria desimportante em nenhum instante eu vou te trair, não, não vou te trair..." - Cazuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário